
Quiropraxia
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuromusculoesquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral.
A Quiropraxia se baseia no princípio que o sistema nervoso influencia e controla o restante de todo o corpo. Esse sistema é capaz de reconhecer quando algo está errado e a reagir a fim de manter o equilíbrio (homeostase). Por exemplo, quando estamos em um dia frio, o cérebro reconhece a temperatura baixa e, através de impulsos nervosos que passam por dentro da coluna e chegam à musculatura, faz com que os músculos se contraiam, gerando calor e aquecendo o corpo.
Sendo assim, a Quiropraxia visa a correção biomecânica da coluna vertebral e das demais articulações do corpo, com o objetivo final de permitir que o sistema nervoso funcione em sua plenitude.
O quiropraxista prioriza a correção dessas disfunções articulares através de manobras que são movimentos rápidos, precisos e indolores. Além da correção articular, também são utilizadas técnicas de liberação muscular que auxiliam o tratamento. Veja mais em: tratamento
Qual a formação em Quiropraxia?
A formação em Quiropraxia é através de cursos de nível superior (graduação) com média de 5 anos de duração. Atualmente o curso é oferecido na Universidade Feevale (Novo Hamburgo – RS) e na Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo).
Quem pode fazer?
O tratamento quiroprático abrange todas as idades, desde BEBÊS até IDOSOS, utilizando, é claro, de técnicas diferenciadas para cada caso. Também existem técnicas específicas para GESTANTES.
Indicações ao Tratamento:
-
Protrusão / Hérnia de Disco
-
Cefaleia / Enxaqueca
-
Torcicolo
-
Dor lombar / "ciático"
-
Dores e tensão muscular
-
Dores na coluna: (cervical, torácica e lombar)
-
Problemas em:
punho, cotovelo e ombro
-
Problemas em:
tornozelo, joelho e quadril
-
Cólica infantil e torcicolo congênito
-
Dores durante a gravidez